O Coaching e a criação de objetivos

Num mundo em constante mudança e onde o futuro é cada vez mais incerto, cria-se cada vez mais a necessidade de estabelecer metas e objetivos a longo prazo e delinear planos para os alcançar.

Muitas vezes temos dificuldade em estabelecer planos e objetivos para o nosso futuro, principalmente as gerações mais jovens. É extremamente importante perceber o que se quer, e como se quer, estabelecer objetivos, e depois disso, trabalhar e esforçar-nos para os alcançar, de modo a chegarem mais longe, através de um melhor planeamento.

Há pessoas que se queixam que nada lhes corre bem, e que nenhum dos seus sonhos se realiza. Curioso é que essas pessoas são as que reclamam de tudo na vida, que tudo está mal, e que a culpa é sempre dos outros. Ora, para ser feliz, é necessário traçar objetivos e planos que nos levem a algum lado.

Uma boa maneira de começar, é escrevendo tudo o que gosta e o que o apaixona fazer.

A maior parte das pessoas que não têm quaisquer objetivos ou planos de vida, justificam-no com o medo de falhar, porque ninguém vai negar que, de facto, planos podem e muitas vezes não correm como o esperado. Mas a verdade é que sem um plano, e sem um objetivo, a pessoa acaba por viver dependente das circunstâncias e das decisões de terceiros. Pode haver gente que sobreviva assim, mas ninguém vive satisfeito quando se depende de terceiros em tudo, até em mandar na vossa vida!

Criar um objetivo não consiste apenas em dizer “eu quero isto!” e tê-lo imediatamente a seguir. O processo de criação de objetivos e metas passa por várias fases, sendo necessário também a estratégia para alcançá-los, e a apreciação crítica do objetivo que deve ser SMART (especifico, mensurável, tangível, relevante e definido no tempo).

O objetivo é portanto, um dos maiores focos do Coaching, e um dos principais aspetos que o coach trabalha com o coachee, ajudando-o a atingir uma maior plenitude e satisfação na sua vida.

Deve sempre pensar positivo, lutar e acreditar , e vai ver que alcança aquilo que mais quer!

Post A Comment