Como utilizar a autoreflexão para melhorar a sua vida

A principal chave para mudar a sua vida, ou apenas algum aspeto que o deixa insatisfeito em relação a ela passa por três questões essenciais: o que quer fazer? O que está a fazer? O que pode fazer para fazer desaparecer o buraco existente entre as duas?

A autoreflexão desempenha então um papel de extrema importância, uma vez que, depois da ação, nos obriga a olhar para trás, observar o que fizemos, e fazer uma reflexão dessa(s) ação(ões). É por isto que em diferentes alturas no tempo, agimos também de maneira diferente. É por isto que mudamos a nossa maneira de pensar, de agir. É por isto que crescemos.

O produto da nossa reflexão pode então resultar em três diferentes conclusões: modelos de pensamento e comportamento que queremos passar a adotar, modos de pensar e agir que queremos manter, e avisos do que pretendemos evitar no futuro.

Aquando de uma reflexão, devemos limitar-nos a pensar apenas numa situação, e não num conjunto delas, e devemos fazer com que a nossa reflexão passe por três pontos fulcrais: reflexão da experiência, reflexão da aprendizagem e aplicação prática.

Para este processo ser ainda mais eficaz, deve-se não só pensar e analisar a situação mentalmente, como se deve expô-la por escrito, para uma melhor, mais concreta e mais clara avaliação da mesma. Isto deve-se ao facto de pôr algo por escrito nos obrigar a ser mais completos, a descrever mais detalhadamente situações e sentimentos, e a partir daí, é mais simples realizar uma autoreflexão construtiva sobre qualquer situação.

Dê uma oportunidade ao simples processo da autoreflexão e ficará maravilhado com os resultados que pode atingir!

Post A Comment